14/03/2011

Beleza que mata

  Virou moda e as magrelas são sinônimas de beleza no mundo fashion. A doença causada pela obcecação em alcançar esse “ideal de beleza” visto em tantas passarelas está se tornando comum.
  A anorexia é uma doença psicológica, fisiológica e social. A doença atinge principalmente as meninas jovens, mas os rapazes não ficam de fora. Perceber os sintomas nem sempre é fácil para os anoréxicos, pois eles acham que é normal querer ficar magro e bonito. Porém, ser magro não quer dizer que você seja bonito.    Afinal, o que adianta ser super magro, mas não ter as curvas definidas e a aparência sadia que se espera de um modelo? Os jovens que querem ficar magros por alguma razão específica não podem esquecer que a saúde vem em 1° lugar. Não dá pra ficar sem comer (e miojo não é comida), fazer exercícios exaustivamente, tomar vários remédios para emagrecer, enfim, fazer qualquer coisa assim que possa - e provavelmente vai – agredir a sua saúde.
 Se você quer emagrecer não faça regimes milagrosos (cada metabolismo é diferente e o resultado pode não ser bom pra você), não tome remédios e nem faça nada sem orientação de um especialista, pode não parecer, mas ele vai achar uma solução pra você.
Os sintomas causados pela anorexia vão além da perda excessiva de peso:
§  Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
§  Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
§  Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
§  Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
§  Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
§  Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
§  Depressão profunda.
§  Tendências suicidas.
§  Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
§  Obstipação grave.
Então galera cuide-se porque com saúde não se brinca.

Nenhum comentário: